terça-feira, 9 de dezembro de 2014

TESTE - VERSÃO 2 - CORREÇÃO

1. Qual destas crianças manifesta artificialismo?
A. João: “O meu boneco está triste porque perdeu os sapatos.”
B. Alberto: “Estamos a ser seguidos por uma nuvem.”
C. Joana: “Pai, estou com calor, manda o Sol embora.”

2.“Avó, não é o teu filho, é o meu pai!” Em que estádio se revela esta forma de pensar?
A. No estádio sensório-motor.
B. No estádio pré-operatório.
C. No estádio das operações concretas.
D. No estádio das operações formais.

3. A tendência para dar atenção exclusiva ao aspeto mais saliente, imediatamente percetível, de um objeto ou de uma situação, perspetivando este de modo unilateral, tem o nome de:
A. Egoísmo.
B. Conservação.
C. Fixação.
D. Centração.

4. O raciocínio pré-causal exprime uma confusão:
A. Entre o real e o possível.
B. Entre realidade e aparência.
C. Entre classes e subclasses.
D. Entre ações e operações.

5. A compreensão do conceito de conservação exige:
A. A descentração do pensamento.
B. Atenção ao que percepcionamos.
C. O raciocínio hipotético-dedutivo.
D. A descentração e reversibilidade do pensamento.

6. O pensamento mágico exprime:
A. Um predomínio da assimilação sobre a acomodação.
B. Um predomínio da acomodação sobre a assimilação.
C. Um desequilíbrio entre equilibração e assimilação.
D. Um modo de pensar lógico, mas egocêntrico.

7. A acomodação implica a reversibilidade das operações mentais. Esta afirmação é:
A. Falsa, porque a reversibilidade significa que voltamos a utilizar os esquemas que já possuíamos.
B. Verdadeira, porque só incorporamos novas experiências e informações se revirmos ou ajustarmos os esquemas operatórios que utilizámos.
C. Falsa, porque o pensamento lógico não é a única actividade humana que exige a acomodação.
D. Verdadeira, porque a acomodação implica ensaio e erro.

8.A progressão do estádio pré-operatório para o estado das operações formais
A. Verifica-se um ritmo igual para todas as crianças.
B. Realiza-se segundo uma ordem que é igual para todas as crianças.
C. Verifica-se após a aquisição da noção de situação hipotética.
D. Começa com o pensamento pré-conceptual e termina com o pensamento lógico-concreto.

9. Segundo Piaget, a base da formação e do desenvolvimento dos esquemas cognitivos é, conforme vamos crescendo, a seguinte:
A. Ação concreta; ação interiorizada e irreversível e ação interiorizada reversível.
B. Ação interiorizada reversível; ação concreta e ação interiorizada irreversível.
C. Ação concreta, ação interiorizada reversível e ação interiorizada irreversível.
D. Ação interiorizada egocêntrica, ação concreta e ação interiorizada reversível.

10. Se colocarmos à frente de uma criança de 12 anos 17 moedas distribuídas por duas filas com o mesmo comprimento ela:
A. Avaliará a quantidade de moedas em cada fila pelo espaço que ocupam.
B. Dirá que há tantas moedas numa fila como na outra.
C. Dirá que o espaço ocupado não altera a quantidade.
D. Considerará o problema demasiado complicado.

11. O pensamento próprio do estádio das operações concretas:
A. Deduz conclusões a partir da realidade concreta.
B. Deduz conclusões a partir de hipóteses ou situações hipotéticas.
C. É capaz de dominar o processo lógico da inclusão de classes.
D. Induz princípios gerais a partir de possibilidades.

12. A formulação de hipóteses para resolver um problema é uma característica do pensamento de:
A. Adolescentes.
B. Adolescentes e adultos.
C. Toda a gente.
D. Adultos.

13. Uma criança no estádio das operações concretas:
A. Não é capaz de operações ou ações mentais reversíveis.
B. Confia absolutamente na percepção.
C. Não sabe que as aparências podem iludir.
D. Pensa de forma lógica sobre o que é tangível e real.

14. O raciocínio indutivo é:
A. Um esquema de acção.
B. Um esquema operatório para tirar conclusões de princípios gerais.
C. Um esquema operativo formal.
D. Um esquema cognitivo que permite formar princípios gerais.

15. No estádio das operações concretas:
A. As operações são ações interiorizadas que não obedecem a princípios lógicos.
B. O pensamento é um conjunto de operações que não se exercem sobre situações específicas e imediatas.
C. Os processos cognitivos, logicamente regulados, só podem ser bem sucedidos se aplicados a objetos fisicamente presentes.

16. As seguintes afirmações referem-se ao estádio pré-operatório. Seleccione a alternativa correta.
1.Segundo Piaget, é o período do desenvolvimento cognitivo que, decorrendo dos 7 aos 11 anos, se caracteriza pelo desenvolvimento do pensamento lógico e pela capacidade de descentração.
2.Estádio ou período do desenvolvimento cognitivo caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico, mas egocêntrico.
3. Estádio em que a criança já possui a noção de permanência do objecto.
4. Estádio em que o pensamento adquire características como a reversibilidade e a descentração.
A. 1, verdadeira. 2, 3 e 4, falsas.
B. 1, falsa. 2, 3 e 4, verdadeiras.
C. 2 e 3, falsas. 1 e 4, verdadeiras
D. 2 e 3, verdadeiras. 1 e 4, falsas.

17. Segundo Piaget, a assimilação e a acomodação são:
A. Dois mecanismos que vão sendo cada vez menos utilizados à medida que evoluímos intelectualmente.
B. Dois estádios ou etapas qualitativamente diferentes do desenvolvimento.
C. Dois mecanismos que ocorrem sempre que lidamos com um objecto ou problema e que não funcionam separadamente.
D. Dois mecanismos funcionais que utilizamos para resolver problemas abstractos.

18. As seguintes afirmações referem-se ao estádio das operações formais. Seleccione a que melhor o define:
A. Desenvolve-se a forma sistemática de resolver problemas.
B. Surge o raciocínio dedutivo.
C. Desenvolve-se o pensamento lógico-formal e, consequentemente, a capacidade de raciocinar dedutivamente a partir de hipóteses ou possibilidades.
D. É a fase em que o pensamento lógico manipula conceitos que não têm necessariamente um referente concreto, pelo que o adolescente pode refletir sobre conceitos ou entidades abstractas.

19. O estádio das operações concretas distingue-se pelas seguintes características:
A. Reversibilidade de pensamento, raciocínio indutivo, conservação da quantidade, volume e peso, distinção entre aparência e realidade, hierarquização dos objetos.
B. Reversibilidade mental, raciocínio a partir de princípios abstractos, idealismo, distinção entre aparência e realidade.
C. Ações mentais reversíveis, inclusão dos objetos em classes, submissão do pensamento aos dados perceptivos, raciocínio lógico, analogia associativa.

20. O estádio sensório-motor é o período:
A. Das operações concretas;
B. Das ações concretas ou da inteligência na acção;
C. Do pensamento egocêntrico;

D. Das actividades reflexas.

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