1. Qual destas crianças manifesta
artificialismo?
A. João: “O meu boneco está triste porque perdeu
os sapatos.”
B. Alberto: “Estamos a ser seguidos por uma
nuvem.”
C. Joana: “Pai, estou com calor, manda o Sol embora.”
2.“Avó, não é o teu filho, é o meu pai!”
Em que estádio se revela esta forma de pensar?
A. No estádio sensório-motor.
B. No estádio pré-operatório.
C. No estádio das operações concretas.
D. No estádio das operações formais.
3. A tendência para dar atenção exclusiva
ao aspeto mais saliente, imediatamente percetível, de um objeto ou de uma
situação, perspetivando este de modo unilateral, tem o nome de:
A. Egoísmo.
B. Conservação.
C. Fixação.
D. Centração.
4. O raciocínio pré-causal exprime uma
confusão:
A. Entre o real e o possível.
B. Entre realidade e aparência.
C. Entre classes e subclasses.
D. Entre ações e operações.
5. A compreensão do conceito de
conservação exige:
A. A descentração do pensamento.
B. Atenção ao que percepcionamos.
C. O raciocínio hipotético-dedutivo.
D. A descentração e reversibilidade do pensamento.
6. O pensamento mágico exprime:
A. Um predomínio da assimilação sobre a acomodação.
B. Um predomínio da acomodação sobre a
assimilação.
C. Um desequilíbrio entre equilibração e assimilação.
D. Um modo de pensar lógico, mas
egocêntrico.
7. A acomodação implica a reversibilidade
das operações mentais. Esta afirmação é:
A. Falsa, porque a reversibilidade significa que
voltamos a utilizar os esquemas que já possuíamos.
B. Verdadeira, porque só incorporamos novas
experiências e informações se revirmos ou ajustarmos os esquemas operatórios
que utilizámos.
C. Falsa, porque o pensamento lógico não é a única actividade
humana que exige a acomodação.
D. Verdadeira, porque a acomodação implica ensaio
e erro.
8.A progressão do estádio pré-operatório
para o estado das operações formais
A. Verifica-se um ritmo igual para todas as
crianças.
B. Realiza-se segundo uma ordem que é igual para todas as
crianças.
C. Verifica-se após a aquisição da noção de
situação hipotética.
D. Começa com o pensamento pré-conceptual e
termina com o pensamento lógico-concreto.
9. Segundo Piaget, a base da formação e do
desenvolvimento dos esquemas cognitivos é, conforme vamos crescendo, a
seguinte:
A. Ação concreta; ação interiorizada e irreversível e ação
interiorizada reversível.
B. Ação interiorizada reversível; ação concreta e
ação interiorizada irreversível.
C. Ação concreta, ação interiorizada reversível e
ação interiorizada irreversível.
D. Ação interiorizada egocêntrica, ação concreta e
ação interiorizada reversível.
10. Se colocarmos à frente de uma criança
de 12 anos 17 moedas distribuídas por duas filas com o mesmo comprimento ela:
A. Avaliará a quantidade de moedas em cada fila
pelo espaço que ocupam.
B. Dirá que há tantas moedas numa fila como na
outra.
C. Dirá que o espaço ocupado não altera a quantidade.
D. Considerará o problema demasiado complicado.
11. O pensamento próprio do estádio das
operações concretas:
A. Deduz conclusões a partir da realidade
concreta.
B. Deduz conclusões a partir de hipóteses ou
situações hipotéticas.
C. É capaz de dominar o processo lógico da inclusão de
classes.
D. Induz princípios gerais a partir de
possibilidades.
12. A formulação de hipóteses para
resolver um problema é uma característica do pensamento de:
A. Adolescentes.
B. Adolescentes e adultos.
C. Toda a gente.
D. Adultos.
13. Uma criança no estádio das operações
concretas:
A. Não é capaz de operações ou ações mentais
reversíveis.
B. Confia absolutamente na percepção.
C. Não sabe que as aparências podem iludir.
D. Pensa de forma lógica sobre o que é tangível e real.
14. O raciocínio indutivo é:
A. Um esquema de acção.
B. Um esquema operatório para tirar conclusões de
princípios gerais.
C. Um esquema operativo formal.
D. Um esquema cognitivo que permite formar princípios gerais.
15. No estádio das operações
concretas:
A. As operações são ações
interiorizadas que não obedecem a princípios lógicos.
B. O pensamento é um
conjunto de operações que não se exercem sobre situações específicas e
imediatas.
C. Os processos cognitivos, logicamente regulados, só podem
ser bem sucedidos se aplicados a objetos fisicamente presentes.
16. As seguintes afirmações
referem-se ao estádio pré-operatório. Seleccione a alternativa correta.
1.Segundo Piaget, é o período do desenvolvimento cognitivo que,
decorrendo dos 7 aos 11 anos, se caracteriza pelo desenvolvimento do pensamento
lógico e pela capacidade de descentração.
2.Estádio ou período do desenvolvimento cognitivo caracterizado pelo
desenvolvimento da linguagem e do pensamento simbólico, mas egocêntrico.
3. Estádio
em que a criança já possui a noção de permanência do objecto.
4. Estádio
em que o pensamento adquire características como a reversibilidade e a descentração.
A. 1, verdadeira. 2, 3 e
4, falsas.
B. 1, falsa. 2, 3 e 4,
verdadeiras.
C. 2 e 3, falsas. 1 e 4,
verdadeiras
D. 2 e 3, verdadeiras. 1 e 4, falsas.
17. Segundo Piaget, a
assimilação e a acomodação são:
A. Dois mecanismos que vão
sendo cada vez menos utilizados à medida que evoluímos intelectualmente.
B. Dois estádios ou etapas
qualitativamente diferentes do desenvolvimento.
C. Dois mecanismos que ocorrem sempre que lidamos com um
objecto ou problema e que não funcionam separadamente.
D. Dois mecanismos
funcionais que utilizamos para resolver problemas abstractos.
18. As seguintes afirmações
referem-se ao estádio das operações formais. Seleccione a que melhor o define:
A. Desenvolve-se a forma
sistemática de resolver problemas.
B. Surge o raciocínio
dedutivo.
C. Desenvolve-se o pensamento lógico-formal e,
consequentemente, a capacidade de raciocinar dedutivamente a partir de
hipóteses ou possibilidades.
D. É a fase em que o pensamento lógico
manipula conceitos que não têm necessariamente um referente concreto, pelo que
o adolescente pode refletir sobre conceitos ou entidades abstractas.
19. O estádio das operações
concretas distingue-se pelas seguintes características:
A. Reversibilidade de pensamento, raciocínio indutivo,
conservação da quantidade, volume e peso, distinção entre aparência e
realidade, hierarquização dos objetos.
B. Reversibilidade mental,
raciocínio a partir de princípios abstractos, idealismo, distinção entre
aparência e realidade.
C. Ações mentais
reversíveis, inclusão dos objetos em classes, submissão do pensamento aos dados
perceptivos, raciocínio lógico, analogia associativa.
20. O estádio sensório-motor é o período:
A. Das operações concretas;
B. Das ações concretas ou da inteligência na acção;
C. Do pensamento egocêntrico;
D. Das actividades reflexas.
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