1. A assimilação é processo de:
A. Modificação do ambiente pelas estruturas
cognitivas.
B. Equilibração entre o ambiente e as estruturas
cognitivas.
C. Adaptação ao meio, a partir da experiência
cognitiva.
D. Integração da experiência nas estruturas cognitivas.
2. Segundo Piaget, a adaptação é um
processo que resulta:
A. Da maturação biológica; os esquemas mentais
vão-se diferenciando, transformando a experiência física em experiência
cognitiva.
B. Do desequilíbrio das ações recíprocas entre o
organismo e o meio; os esquemas mentais vão-se diferenciando progressivamente.
C. Da equilibração das ações recíprocas entre o organismo e o
meio; os esquemas mentais vão-se complexificando progressivamente.
D. Dos reflexos; os esquemas mentais
organizam-se em estádios progressivamente mais complexos e mais diferenciados.
3. A adolescência caracteriza-se pela
capacidade de efetuar operações concretas. Esta afirmação é:
A. Verdadeira, porque as operações concretas são
caraterísticas do estádio pré-operatório.
B. Falsa, porque a adolescência carateriza-se pela capacidade
de efetuar operações formais.
C. Verdadeira, porque a adolescência carateriza-se
pela capacidade de simbolizar.
D. Falsa, porque as operações
concretas são caraterísticas do estádio sensório-motor.
4. Segundo Piaget, a construção do objeto
permanente inicia-se durante o estádio:
A. Sensório-motor, quando o bebé reconhece como existente um
objecto que desapareceu.
B. Das operações concretas, quando a criança
constrói a noção de conservação da matéria.
C. Pré-operatório, quando a criança começa a ser
capaz de realizar operações reversíveis.
D. Sensório-motor, quando o bebé começa a ser
capaz de identificar o rosto materno.
5. Segundo Piaget, a função simbólica
surge no início do estádio sensório-motor. Esta afirmação é:
A. Falsa, porque a função simbólica é característica do
estádio pré-operatório.
B. Verdadeira, porque a função simbólica permite
ao bebé a imitação diferida.
C. Falsa, porque no estádio sensório-motor a criança
adquire a reversibilidade de pensamento.
D. Verdadeira, porque no estádio
sensório-motor a criança substitui objetos por imagens.
6. Segundo Piaget, a realização de operações
sobre ideias, como comparações ou inferências, é característica do estádio:
A. Sensório-motor.
B. Pré-operatório.
C. Das operações concretas.
D. Das operações formais.
7. Segundo a perspetiva interacionista:
A. Somos o resultado da influência do meio.
B. As crianças diferem quantitativamente dos
adultos.
C. O desenvolvimento é um processo dinâmico em que se
combinam de forma interativa factores genéticos, maturacionais e educativos.
D. Não há diferenças qualitativas entre os
diversos estádios do desenvolvimento.
8. Segundo Piaget, a adaptação consiste:
A. No equilíbrio entre equilibração e assimilação.
B. No progressivo equilíbrio entre assimilação e
maturação.
C. Em ajustar os esquemas às modificações do meio.
D. No progressivo equilíbrio entre a incorporação dos objetos
na actividade do sujeito e o reajustamento dos esquemas em função das
modificações do meio.
9. A alteração da organização cognitiva do
sujeito suscitada por transformações ocorridas no meio tem o nome de:
A. Prontidão para aprender.
B. Maturação.
C. Acomodação.
D. Assimilação.
10. A transformação dos esquemas
cognitivos existentes com vista a uma melhor resposta aos desafios do meio
denomina-se:
A. Assimilação.
B. Equilíbrio.
C. Acomodação.
D. Evolução.
11. A relação bem sucedida com novas
situações ambientais baseada na organização cognitiva já existente denomina-se:
A. Assimilação.
B. Acomodação.
C. Equilibração.
D. Descentração.
12. Para Piaget, a inteligência:
A. É o conjunto de estruturas que um organismo possui numa
dada fase do seu desenvolvimento.
B. É o pensamento simbólico.
C. Desenvolve-se a partir da perceção.
D. É um conjunto de ações interiorizadas baseadas
em estruturas inatas.
13. Para Piaget, o desenvolvimento
cognitivo tem como ponto de partida a perceção. Esta afirmação é:
A. Falsa, porque as estruturas cognitivas são
inatas.
B. Verdadeira, porque o estádio sensório-motor é o estádio
inicial do desenvolvimento.
C. Falsa, porque é a ação, da qual a percepção é
um elemento, o ponto de partida do desenvolvimento intelectual.
D. Verdadeira, porque todos os nossos
conhecimentos têm origem nas sensações.
14. Uma das grandes aquisições do estado
sensório-motor, na sua parte final, é a noção de permanência do objecto. Esta
aquisição significa que:
A. A criança pensa que o objeto deixa de existir
quando desaparece do seu campo visual.
B. Já se pode falar de realidade objectiva, de diferenciação
sujeito-objecto, porque o objecto tem carácter de permanência.
C. Impera o egocentrismo sensório-motor.
D. A criança só manifesta interesse
pelo que está ao alcance da sua visão.
15. Uma criança que procura um
objeto no lugar onde previamente o encontrou, em vez de o procurar no lugar
onde habitualmente está guardado ou escondido, revela:
A. Que ainda não desenvolveu plenamente a noção de
permanência do objeto.
B. Que a existência dos objetos
fora do alcance da sua ação e da sua perceção é esquecida.
C. Que é capaz de gestos
simbólicos.
D. Que já construiu
plenamente a noção de permanência do objeto ou de objeto permanente.
16. A capacidade de
representação simbólica, ligada ao surgimento da linguagem e do pensamento:
A. Marca o fim do estádio
sensório-motor e o início do estádio pré-operatório.
B. Implica que à criança é
possível representar objetos e ações por meio de símbolos.
C. Significa que no início
do estádio pré-operatório a criança já é capaz de compreender conceitos gerais.
D. A) e B).
17. O estádio pré-operatório:
A. Divide-se em dois
subestádios: o pensamento pré-conceptual ou mágico (dos 2 aos 4 anos) e o
pensamento intuitivo (dos 4 aos 7 anos).
B. É o estádio do
pensamento pré-lógico.
C. É o estádio em que as ações
interiorizadas ou mentais não são dotadas de reversibilidade (em que não há
reversibilidade do pensamento).
D. Todas as afirmações são verdadeiras.
18. O pensamento
pré-conceptual:
A. É um tipo de pensamento
representativo constituído por imagens mentais das propriedades particulares
dos objetos.
B. É um tipo de pensamento
representativo cujos esquemas não diferenciam o geral do particular.
C. É um tipo de pensamento
dominado pela imaginação, interpretando a realidade em função dos desejos da
criança.
D. Todas as afirmações são verdadeiras.
19. O pensamento pré-conceptual ou mágico
traduz:
A. Uma capacidade de distinguir claramente entre
acontecimentos psicológicos e físicos.
B. A submissão da realidade à imaginação.
C. Um modo de compreender a realidade que está na
origem do realismo, do animismo, do artificialismo e do finalismo.
D. Todas as afirmações são verdadeiras.
20. Qual destas crianças manifesta
animismo?
A. Miguel: “O vento sente frio quando sopra contra a
montanha.”
B. Joana: “Pai, estou com frio, faz com que o Sol
regresse!”
C. Luís: “Está a chover porque tenho um
guarda-chuva novo.”
D. Lúcia: “Estou triste porque não posso ir à
festa disfarçada de bruxa.”
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